imagem principal do post a-qualidade-do-vestuario-como-arma-de-sobrevivencia-no-mercado-textil-moderno

Por Renato Nogueirol Lobo

Agosto, 2021.

 

O objetivo final de qualquer processo de produção e manufatura é ter um produto confiável e de alta qualidade como resultado final. Se a qualidade não atende às expectativas e necessidades dos consumidores e não atende aos padrões internacionais, então a produção pode ter sido uma perda de tempo e recursos.

Isso soa muito duro para você? Bem, é realmente importante garantir que a indústria forneça um produto de alta qualidade. Isso é relevante e aplicável em todas as esferas da economia, mas a indústria de produção têxtil simplesmente não pode viver sem isso e para isso, normalmente são sempre feitas algumas técnicas para garantir essa necessidade, que são Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade nos processos de produção.

Basicamente existem duas maneiras de conduzir o controle de qualidade e a garantia da fabricação. Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um deles que garantem a qualidade desejada, que são: testes e inspeções.

O método de teste é uma forma muito usada de garantir que o processo de produção esteja seguindo todos os padrões necessários, que os materiais na produção de roupas sejam de boa qualidade e que sejam manuseados de acordo. Também é importante testar o maquinário para trabalhar em suas capacidades máximas e para não danificar o tecido e outros materiais em si. Diferentes tipos de testes estão sendo feitos regularmente para monitorar o processo e o resultado da fabricação. Esses testes variam entre os químicos e físicos. Os testes físicos incluem a verificação de botões, zíperes, botões de pressão, elásticos, ferragens de metal, estabilidade dimensional do tecido, resistência à tração, resistência ao rasgo, abrasão, pilling, resistência à ruptura, etc.

Os testes químicos estão relacionados a auditorias de solidez da cor à lavagem, aquecimento, iluminação, teste de estabilidade de cor para lavagem, crocking, solidez à luz, transpiração, água, saliva e no geral, todos eles têm um propósito de garantir um produto de qualidade no final.

Os testes podem ser realizados em laboratório da própria fábrica produtora ou em outros laboratórios de testes especializados no controle de qualidade e garantia da produção de roupas. Normalmente, um teste conduzido por terceiros é preferível devido à melhor concentração e ao processo de monitoramento imparcial. Também é importante confiar o procedimento de teste de garantia de qualidade a profissionais especializados para garantir a máxima qualidade e eficiência, testando todos os materiais e máquinas utilizadas durante a fabricação. Esses testes são realizados para fornecer alta qualidade, o que é fundamental para manter a reputação e posição no mercado de produção de roupas. Assim, eles precisam ser implementados, com padrões internacionais estabelecidos para serem atendidos e fornecer produtos feitos de matérias-primas de boa qualidade que os tornem duráveis ​​e valiosos.

Avançamos para o segundo método, os procedimentos de inspeção. O processo de inspeção envolve o exame do procedimento de fabricação para atender aos padrões internos, nacionais e internacionais. O resultado das inspeções é detectar, identificar e resolver as não conformidades e quando possível corrigir defeitos em peças inicialmente defeituosas. As principais etapas da inspeção final de qualidade incluem:

Realizar a inspeção -> Detectar e encontrar os defeitos -> Informar sobre os defeitos aos próprios membros da equipe -> Compreender a causa dos defeitos -> Consertar

O procedimento de inspeção abrange todas as etapas da produção da confecção partindo das matérias-primas e componentes, passando pela própria fabricação e finalizando o processo com a inspeção final e exame do produto acabado.

A qualidade é a prioridade, certo? Parece bom, não é? A indústria de produção de vestuário precisa garantir produtos acabados de alta qualidade, que atendam aos padrões exigidos pelo cliente, sendo duráveis ​​e, o mais importante, atendam ao máximo as expectativas de quem compra para melhorar o status da sua produção no mercado, o que é sempre uma vantagem para sua sobrevivência.

 

Renato Nogueirol Lobo

Engenheiro Mecânico Têxtil, M.Sc., Doutorando na área de Sustentabilidade. Coordenador e professor na Universidade Anhanguera-São Paulo, consultor técnico nas áreas de produção e qualidade têxtil. Autor de diversos livros nas áreas: Têxtil e Moda, Gestão da Produção e Gestão da Qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Sugestão de leitura:

GESTÃO DA QUALIDADE – RENATO NOGUEIROL LOBO – 2 Ed. – Editora Érica : Esta livro apresenta informações relevantes sobre a qualidade e seus aspectos conceituais na indústria, nos serviços e no ensino. Também demonstra formas de implantação desse sistema de qualidade, considerando os possíveis obstáculos e os benefícios potenciais. As técnicas da gestão da qualidade total podem ser aplicadas em qualquer área que necessite desses princípios para seu crescimento. Os resultados deste livro evidenciam inúmeros benefícios que permitem a correta aplicação de um sistema da qualidade com excelência.